Os signos do Ar são os únicos do Zodíaco a não serem representados por animais. Isso é devido as características racionais desses signos. Gêmeos é um signo do Ar e Mutável. Gêmeos é dual.
Na mitologia grega, Castor e Pólux eram gêmeos, mas um era humano e o outro, mortal. Além de terem nascido com essa diferença primordial, também tinham temperamentos opostos. Castor era guerreiro, forte e impositivo, e Pólux, músico, delicado e sensível. Os dois brigavam muito. Um dia, Castor, o irmão mortal, foi ferido em uma batalha e morreu, tendo sua alma ido para o Reino de Hades (lugar dos mortos). Pólux ficou desesperado e pediu a Zeus algum tipo de solução. Não haveria jeito de tirar Castor do Reino de Hades, de maneira que a saída encontrada foi a de que eles trocassem de lugar diariamente. Um dia, um deles subiria ao Olimpo e o outro desceria ao Reino de Hades, e, no meio do caminho, os dois se encontrariam. No dia seguinte, seria desfeita a troca.
Essa simples história fala muito sobre o âmago do geminiano. Imensamente versátil, o geminiano parece não apenas ter dois dentro de si, como também vários. E assim como os gêmeos se dividiam entre o Olimpo e o Reino de Hades, o geminiano se sente dividido em sua multiplicidade. A instabilidade é inerente ao geminiano e independe de quaisquer fatores externos. Além disso, os gêmeos viviam em dois lugares. Igualmente, o geminiano se sente claro e escuro, alegre e triste. Em nenhum outro signo os contrastes parecem ser tão visíveis.
A maioria das pessoas conhece a ‘face Olimpo’ dos geminianos. Pensam que são curiosos, gostam de festas e agitação. Isso é verdade, mas é apenas um dos gêmeos. Há o gêmeo ‘face Reino de Hades’, que na mitologia grega era simplesmente o lugar dos mortos, do qual não se poderia sair (na verdade, somente Hermes, o mensageiro dos deuses, outro herói que lembra Gêmeos, podia entrar e sair com facilidade deste reino). A face Reino de Hades é o lado mais profundo do geminiano, mais inquiridor, talvez mais desconfiado da natureza humana (talvez por conhecer a dualidade dentro de si mesmo), mais fugidia. Sua personalidade é, a um tempo só, fascinante e dividida. Poucas pessoas acham que o geminiano, tão falante, curioso e versátil, pode ser tão complexo, mas ele é. Ele faz longas viagens dentro de sua própria mente, que nunca se estabiliza.
A origem disso está em seu relacionamento com seus pais. Como todo signo do Ar, Gêmeos é influenciado pelo pai. Isso não quer dizer que goste mais do pai, mas é o pai que influencia a sua personalidade. O geminiano tenta agradar ao pai, mas não consegue. Sua mãe intercede a seu favor, na verdade, o protege da não aceitação paterna (que pode apenas ser uma situação imaginária, e não real, mas, mesmo assim, formadora da personalidade do geminiano). Como não é aceito, o geminiano aprende a negociar. E a se adaptar. A agradar ao pai. Observe que isso não é intencional, é um processo inconsciente. Assim, desde muito cedo ele capta que a sobrevivência está ligada à adaptação. Gêmeos vai entender que tudo na vida é aprender a se adaptar, mas se perguntará, algumas vezes, onde estará ele mesmo nisso tudo.
Devido ao seu lado adaptativo, frequentemente, Gêmeos é chamado de mentiroso. Na verdade, a mentira é algo relativo para Gêmeos. Vamos estudar dois casos (afinal, com Gêmeos tudo precisa ser duplo!). Há geminianos que mentem para testar sua inteligência, sua capacidade de modificar uma situação, de inverter a verdade. Nesse caso, a mentira é uma espécie de jogo, e, por que não dizer, até diversão. Alguns podem ir longe nisso e prejudicar alguém, mas é bem possível que nem estivessem conscientes desta possibilidade. O segundo caso é quando um geminiano mente para evitar algum problema. Gêmeos percebe como o mundo é multifacetado. Existirá, mesmo, uma só verdade? Mais do que qualquer outro signo, Gêmeos pode perceber o quanto a versão que temos dos fatos modifica tudo para nós. Com base nisso, nem sempre a versão verdadeira será a melhor, na opinião de Gêmeos. Às vezes, o geminiano pode preferir mentir, quando sabe que evitará alguma situação constrangedora ou difícil.
Para Gêmeos, não existe ‘A Verdade’, como se ela fosse uma só. Com base na mitologia, como, ao estar um dia no Reino de Hades e outro no Olimpo, pode haver um só ponto de vista para os dois gêmeos? Além disso, o geminiano, por natureza, é um incrível observador do mundo. Ele está sempre atento ao que acontece ao seu redor. Seu contato com a variedade do mundo é também o seu contato com as várias ‘verdades’ do mundo. Nada passa em branco aos olhos do geminiano. Lembre-se que o geminiano associou adaptação a sobrevivência. O geminiano tem uma necessidade enorme de saber das coisas! E precisa não se sentir preso.
Provêm destas característias a fama de que Gêmeos é infiel. Gêmeos não é, realmente, infiel em sua essência (vamos lembrar que pessoas podem ser infiéis, mas jamais signos!). Mas prender a um geminiano é como tentar segurar um pássaro: está preso, mas com desejo de voar. Particularmente o ‘pássaro Gêmeos’ só precisa de uma janela aberta, através da qual ele possa sair a qualquer hora, para depois retornar. Não o deixe em um só lugar, fazendo uma só coisa, preso a um só ambiente. Gêmeos precisa de multiplicidade!
Por precisar de multiplicidade, um geminiano nunca é uma companhia cansativa. É sempre borbulhante. Entretanto, algumas vezes, ele tem necessidade de se recolher. Alguns não precisam se trancar em um quarto, mas simplesmente mudar de ambiente. O recolhimento do geminiano muitas vezes é a variação do cenário, assim como o era para Castor e Pólux.
A ágil e curiosa mente do geminiano, ao contrário do que se imagina, não serve apenas para resolver enigmas e matar charada’. Gêmeos pode ser muito profundo com a sua mente. Pode descer ao Reino de Hades, escrutinando os aspectos mais escuros de algo, para em seguida ir ao Olimpo, e vislumbrar o lado mais claro da vida. A mente de Gêmeos é notável, e vai captando tudo. Encontraremos muitos intelectuais brilhantes deste signo.
Igualmente, sendo a mente e a comunicação os pontos mais fortes de Gêmeos, esse é o signo que tem o desafio de usá-las de modo produtivo. Sabemos como a palavra e aquilo que é dito podem ser destrutivos. Gêmeos tem o desafio de saber o que dizer e como dizer. Até mesmo para si mesmo Gêmeos precisa saber o que selecionar do painel variado da realidade. Precisa, igualmente, buscar alguns elementos de seu signo oposto, Sagitário, percebendo que o mundo, embora livre e maravilhoso para se movimentar, às vezes tem algumas regras, leis. Enfim, há algumas ‘verdades’. Embora, é claro, Gêmeos vá ser sempre flexível na sua visão de mundo.
Vanessa Tuleski
Possui 21 anos de estudo de astrologia, e 13 de atuação como astróloga profissional. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro (Ipanema) ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!
Foi uma das palestrantes do evento Presságios, no Rio de Janeiro, em 28 de novembro. Está com um novo artigo no site Constelar: O Labirinto do Fauno, que fala muito a respeito do signo de Peixes.
Uma autentica geminiana!linda em todos os sentidos, ate quando acorda. Alias, acorda rindo e bem humorada, vale ressaltar. rsrsrsrsrs. Finalmente 1 blog habitado. Gostei muito do texto sobre SUSTENTABILIDADE. Tens falado muito nesse assunto ultimamente, deveria publicar uma tese. Sobre ser de gemeos é a tua cara isso. Mas, o que eu gostei mesmo foi da foto nova. Conseguiu ficar mais linda como? e esse sorrisinho sapeca e maroto? Saudade ate das tuas respostas ríspidas rsrs chego de madruga! Guenta firme que as coisas vao se acalmar e entrar nos eixos. beijão
ResponderExcluirenquanto isso... ca estou eu... abandonada + 1 fds... =|
ResponderExcluir